WWW.MESTREIRINEU.ORG

 

Para se tomar o Daime, principalmente em hinários oficiais estabelecidos pelo Mestre, Concentrações, feitios e trabalhos particulares de cura, é necessário o cumprimento das dietas - igualmente estabelecidas pelo nosso Mestre -. Essa instrução deve ser praticada por todos os membros e repassada aos iniciantes e novatos.

Costuma-se dizer que os três dias antes (dieta preparatória) é a DIETA DO TRABALHO, obrigatória no sentido do senso de dever e pertencimento à corrente; em outras palavras, é a sua responsabilidade pessoal, porém também coletiva, não somente para que você tenha um bom trabalho, mas também para que você influa de maneira positiva no trabalho dos demais participantes como um todo.

Já os três depois (dieta posterior) é a DIETA EXCLUSIVAMENTE PESSOAL, ou seja, para que se mantenha prolongado o efeito do Daime trabalhando sutilmente no próprio interior a benefício do seu entendimento e saúde.

As dietas são, de maneira bem objetiva, abstinência de práticas sexuais e de ingestão de qualquer tipo de bebida alcoólica e drogas que alterem a realidade e a consciência.

Desnecessário aqui expor acerca da excelência da continência da energia sexual para se poder elevá-la aos planos mais espirituais e superiores; também desnecessário explicar que não se deve misturar variados tipos de alteradores - sejam eles inebriantes, entorpecentes, alucinógenos ou mesmo enteogênicos -, com um sacramento tão poderoso e sublime como o Daime.

Além disso, é aconselhável uma alimentação mais leve no dia do trabalho, com menos gordura, mas não é vedado o consumo de carne, ao contrário de algumas recomendações que vemos em alguns Centros por aí. Inventam coisas que não existem e não dão a devida relevância àquelas que realmente importam. Não é necessário nem recomendado interromper o uso de medicamentos de uso contínuo e controlado (seria irresponsabilidade nossa irmos contra prescrições médicas), no entanto, evite tomá-los algumas horas antes de começar o trabalho.

Como se calculam esses dias? Pois bem, O DIA DO TRABALHO É O MARCO (não importando se o trabalho termina no dia que começou ou se termina no dia seguinte).

Portanto, a dieta começa três dias antes do dia do trabalho.

Exemplo didático: o trabalho é no dia 15, então a dieta começa à meia-noite do dia 11 para o dia 12. Seguindo este exemplo, a dieta termina à meia-noite do dia 18 para o dia 19.

A exceção é na Sexta-feira Santa, quando, além de contar-se a Quinta-feira como sendo o dia do trabalho, conta-se também a sexta, para então, após a sexta, começar-se a dieta posterior, que, desta forma, vai até à meia-noite de segunda para terça. É costume cristão, no dia da Sexta-feira Santa, não se comer carne, com exceção de peixes.

O Estatuto aprovado em vida pelo nosso Mestre, veda expressamente a qualquer membro fardado da Doutrina o uso e consumo de álcool e de drogas em qualquer dia, e não somente nos dias da dieta.



Santa Luzia, 28 de março de 2021




Eduardo Gabrich