AOS MESTRES DA AYAHUASCA

A Assembléia Legislativa do Acre realizou nesta quinta-feira, 15, sessão especial em homenagem aos fundadores das três organizações religiosas originais e mais tradicionais no uso da ayahuasca no país: Centro de Iluminação Cristã Luz Universal - Alto Santo, Centro Espírita e Culto de Oração Casa de Jesus Fonte de Luz e União do Vegetal.

Por sugestão do deputado Moisés Diniz (PC do B), foram concedidos títulos de cidadãos acreanos (in memorian) aos mestres Raimundo Irineu Serra (maranhense), Daniel Pereira de Mattos (maranhense) e José Gabriel da Costa (baiano).
Dona Peregrina Gomes Serra, esposa de Irineu Serra, dona Pequenina, esposa de Gabriel da Costa, além de dois filhos de Daniel Pereira de Mattos, receberam as homenagens.

Também participaram da solenidade o padre Luiz Mássimo, o pastor Francisco Albino de Souza, da Faculdade de Teologia Batista Betel, o ex-padre e ex-deputado estadual Manoel Pacífico da Costa, os deputados federais Fernando Melo (PT-AC) e Perpétua Almeida (PCdoB-AC), além do juiz federal Jair Facundes.

- Eu nasci pelas mãos de dona Peregrina Serra - lembrou o juiz federal, que toma daime desde quando estava no ventre da mãe dele.


Quando os pais de Jair o apresentaram ao mestre Irineu Serra, este segurou o bebê nos braços e disse:

- Este será um juiz.

- O que realizamos hoje é um marco na história do Acre e tenho certeza de que contribuirá para ampliar o respeito e a tolerância religiosa existente em nosso Estado - afirmou o deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB), presidente da Assembléia.

As Comunidades Tradicionais da Ayahuasca, que realizaram durante a semana o seminário "Construindo Políticas Públicas para o Acre", entregaram a Edvaldo Magalhães uma carta (leia aqui) sobre a realidade das mesmas no Estado.

- Vamos trabalhar para que seja transformada em lei boa parte das sugestões contidas no documento - afirmou Magalhães.

A homenagem aos fundadores dos três troncos das doutrinas da ayahuasca foi aprovada pela unanimidade dos deputados estaduais.

O deputado Moisés Diniz, autor do projeto, leu o discurso intitulado "Profetas da Floresta".

- Mestres Irineu, Daniel e Gabriel, profetas da floresta, antes de tudo, eram homens, na sua beleza e na sua perversão, pecadores como nós, como qualquer um, como Buda, como Maomé, como Jesus.

 

AYAHUASCA E POLÍTICAS PÚBLICAS


Após a abertura nesta segunda-feira, 12, prossegue nesta terça-feira, 13, no Horto Florestal de Rio Branco, o seminário "Culturas Tradicionais da Ayahuasca: Construindo Políticas Públicas para o Acre".

Neste momento está sendo realizada sessão temática sobre saúde. Logo em seguida, começa outra, sobre segurança pública. Das 14h30 às 18 horas, debate sobre meio ambiente e urbanismo.

Programação

Dia 14 (quarta-feira)
8h30 - Leitura da sistematização das sessões temáticas, debates e aprovação do documento final para encaminhamento das propostas à Assembléia Legislativa

14h30 - Continuação da plenária e encerramento do seminário.

Dia 15 – quinta-feira
10 horas - Sessão solene, na Assembléia Legislativa do Acre, para entrega dos títulos de cidadão acreano aos mestres fundadores dos três principais troncos da ayahuasca: Raimundo Irineu Serra (maranhense), Daniel Pereira de Mattos (maranhense) e José Gabriel da Costa (baiano).